logo_edited.png
1/2
Badermann%20GRAFISMO_edited.png
Planos Diretores

Planejamento e Arquitetura em Saúde

Planejamento Físico-Funcional de Estabelecimentos Assistenciais de Saúde

O Plano Diretor Hospitalar é a principal ferramenta de direcionamento do edifício hospitalar ao futuro.

 

Há anos, trabalhamos no sentido de aperfeiçoar esta ferramenta, para contemplar todas as dimensões que envolvem a engrenagem da saúde.

Um dos mais recentes desafios é propor planos diretores que enfatizem a saúde e o bem-estar das pessoas, através da articulação entre espaços abertos e espaços edificados.

O case do Hospital São Lucas da PUCRS sintetiza o desafio de criação de uma ferramenta de planejamento abrangente. 

A PUCRS está entre as mais tradicionais instituições de ensino superior do Brasil. Constitui-se fisicamente pelo Campus Central, em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul dividindo-se em duas grandes áreas separadas por uma avenida: o Campus Central e o Campus da Saúde. No Campus da Saúde encontra-se o Hospital São Lucas, uma instituição de saúde de alta complexidade com um conjunto edificado de 61.000m².

Para enfrentar os desafios da sociedade do presente e do futuro, a PUCRS estudou modelos nacionais e internacionais de organização espacial para chegar a um paradigma próprio que foi chamado de Campus Repensado – PUCRS 360°.

Tomando o PUCRS 360° como metáfora, o Plano Diretor sugere que o Campus da Saúde deve promover a troca, entre as pessoas, entre ideias, propiciando uma interação mais fluida com a cidade, potencializando relações mais simbióticas com a comunidade, se consolidando como um marco de bem-estar e promoção da saúde.

 

A visão 360° caracteriza também o olhar holístico que a medicina integrativa propõe ao paciente, sendo aplicável à compreensão do edifício em seu entorno e da articulação entre espaços abertos e edificados, num conceito de hospital-parque.

Saiba mais sobre Planejamento e Planos Diretores em nosso Blog.