logo_edited.png
1/3
Badermann%20GRAFISMO_edited.png
Renovação de Hospitais

Planejamento e Arquitetura em Saúde

Projeto para as diferentes unidades dos complexos hospitalares

Diante da acelerada dinâmica de transformação dos estabelecimentos de saúde, as diferentes unidades dos hospitais se tornam facilmente obsoletas não apenas em termos tecnológicos, mas também em relação à ambiência.

É fundamental que o espaço em que acontecem as atividades assistenciais esteja alinhado aos preceitos de modernização e atualização permanente. Não raro, vemos hospitais empregando técnicas das mais avançadas, em um espaço defasado em termos de mobiliário e linguagem arquitetônica.

 

Neste sentido, a renovação das diferentes unidades hospitalares vem renovar também a mensagem que os estabelecimentos transmitem aos pacientes e familiares, além de trazer novos ares às equipes, que passam a trabalhar com novas perspectivas funcionais, agregando conforto e bem-estar à experiência de todos os usuários. Isto culmina, via de regra, na qualificação do atendimento e, finalmente, no aperfeiçoamento do cuidado.

 

O Hospital Mãe de Deus, notadamente uma referência em assistência, é um case exemplar na política de renovação das diferentes unidades.

Em seu Hospital Dia, localizado na Unidade Carlos Gomes, a renovação promoveu a atualização de toda estrutura de acolhimento de pacientes e familiares, através da reforma das áreas de recepção e espera. Em paralelo, foi criado um novo serviço ambulatorial, focado em traumatologia e ortopedia, vinculado à espera existente. Por fim, a Unidade Carlos Gomes teve sua fachada renovada, a fim de garantir o diálogo entre a comunicação visual externa e a arquitetura de interiores.